(23/06/1861 - 23/06/2021).
Hoje, há exatos 160 anos, uma viagem imperial entre Petrópolis e Juiz de Fora inaugurava a primeira rodovia brasileira da era moderna, a União e Indústria, uma estrada de cidades.
Num percurso de 144 kms, foram erguidas 12 Estações de Mudas, as rodoviárias da época, sendo as mais importantes a de Entre-Rios, Serraria e Paraibuna.
A de Entre-Rios deu origem a cidade de Três Rios, a de Serraria, a de Levy Gasparian e a de Paraibuna, a nova localização do povoado colonial dos tempos da abertura do Caminho Novo, passando a situar-se junto a ponte sobre o rio daquele nome.
A viagem foi feita em carruagens, que durou quase 12 horas e, entre outras autoridades, dela participaram Ministros de Estado e a Família Imperial – o imperador D. Pedro II, a imperatriz D. Teresa Cristina e as princesas Isabel e Leopoldina, que foram entusiasticamente saudados pelo povo ao longo do percurso.
A inauguração da União e Indústria foi um marco da engenharia nacional, figurando então como uma das mais modernas do mundo em seu tempo.
Fonte: Efemérides Fluminense
Texto e foto: José Roberto Vasconcelos
Reproduzindo; AREAL RJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário